Tags

, ,

A manhã, de Alegra Catarina.

A manhã, de Alegra Catarina.

Joaquim começou bem o dia, ele mesmo se julgando. Estivera amarrado domingo todo sem poder avançar nos capítulos de livros parados ao lado da cama, tendo de evitar a internet, sem os filhos, e procurou sintetizar (na primeira oportunidade de voltar escrever) entre metáfora e outra, o lado bom do suave e prazeroso tédio a que esteve submetido. Mediu um jeito de anunciar aos ventos e preparar terreno para o que viria mais além.

Talvez fosse necessidade de autoafirmação. Vaidade. Estava com certeza mais feliz bem acompanhado do que só. Mas só é quando podia ter com Dona, lembrando-se dela em cada detalhe, do pássaro cantando ao sol que atravessa os fios das roupas. Pela chuva que cessara cair. E no ar renovado (sem perfume enjoativo). Só podia imaginá-la, na casa cheia em manhãs felizes e barulhentas. Crianças entrando e saindo do banheiro, reclamando a demora um do outro no banho. O tempo de secador diante da meta de reduzir cinquenta reais na conta de luz colada com ímã na geladeira. Farofentos uniformizados disputando a atenção e a pia, por fim, para escovar os dentes – explicando o que não se pode esquecer de hoje até sábado.

“Ela adora café.” “Costumávamos tomar chimarrão juntos quando eu ficava a manhã em casa.” “Nunca tive melhor companhia de internet que ela.” “Puxa! Eu realmente amei aquela mulher.” “De pensar marejava os olhos.” “Sei que também pensa muito sobre.” “Mas pensar não bota mesa.” “Foi melhor assim.” “Esta nova é uma moça muito boazinha. Tenho sorte.” “Convenço-me da vantagem de ter o chão sob os pés.” “Ah, algum dia devo esquecer – puff…” “Mas ainda hoje quando acordo procuro aqueles pezinhos trinta e seis.” “Mesmo quando encontro outros, nos dela que penso imediatamente.” “Corrijo-me, policio.” “Tínhamos o tamanho certo um do outro.” “Fazia quatorze graus, como hoje.” “Trinta e seis horas, sem testemunhas.” “O mar por testemunha. As sombras. Os satélites.” “Podia descrevê-la, como fosse agora, me puxando pelo casaco.” “O jeito como me olhava.” “E quando declarei: não tinha certeza se queria ficar.” “Nossa, eu fui bem bruto.” “Deu de ombros, disfarçou, ficou sentida sim.” “E eu preocupado com a vinda e com a volta.” “Ela é meio distraída.” “Muito distraída.” “Incrível como conseguia me distrair. Roubar a atenção. E arrancar sorrisos.” “Tive medo dela quando quase enlouqueceu. Irada.” “Em algum lugar devo ter um arquivo com alguns diálogos melhores.” “O número vinte catalogado.” “Seria divertido pegar para ler.” “Juntos?” “Imagina, não tenho coragem nem sozinho.” “Talvez amanhã, ou quando o ano tiver passado.” “A senha dois, ela me pediu.” “Cinco dias no primeiro feriado.” “Fez prometer que eu me relacionaria com outra pessoa.” “Impunha as regras – faça isso, faça assim, não me diga o que fazer.” “Quebrava todas advogando em causa própria.” “Se existem algumas poucas mulheres que eu posso dizer nesta vida amei, sobre ela, sou franco em admitir.” “Depois passou.” “E a odiei com igual intensidade – muitas vezes.” “Sinceramente ainda oscilo entre os dois sentimentos e não chego à conclusão alguma.” “Posso ir de casa até onde for e voltar e passar o dia pensando.” “Não que haja tanto pra lembrar.” “Solidão com vista pro mar.” “Injusto.” “Solidão tenho nos dias em que não penso nela.” “E quando penso.” “Sim, querida, penso em ti agora, leia meus pensamentos.” “Já não lembro o teu rosto, mas ainda sei teu olhar.” “Sei o que vi contido em cada gesto.” “Agora estou mais sereno.” “Antes, onde quer que fosse, lá estaria ela.” “Ah, um dia, por capricho, eu devia ir até lá.” “Ia assim, de surpresa, vê-la no seu mundo.” “Visitava aquela igreja, acendia uma vela na capela junto ao morro, subia os degraus do acesso, feliz da vida.” “E me importaria ficar com cara de bobo diante dela, olhando de longe, fosse o limite da minha coragem. Teria prazer visitar o passado, fosse seguro…” “Depois acordar do sonho.” “Sabendo que existe alguém compatível comigo no mundo.” “Em algum lugar.” “Então seguir a segunda-feira como nada tivesse acontecido. Sem ela. E tudo bem…”